top of page

Uniodonto reúne lideranças do cooperativismo odontológico de todo o Brasil na abertura de sua 31ª Co

Liderança que Inspira e Transforma é o tema da 31ª Convenção Nacional que a Uniodonto do Brasil



Reunindo lideranças do cooperativismo odontológico de todas as regiões do país. O Presidente da ANS, Paulo Roberto Vanderlei Rebello Filho participou de sua abertura oficial. Enfatizou a necessidade de mudanças na gestão dos serviços de assistência à saúde, médico e odontológica.





“O mundo está em profunda transformação econômica e social. Devemos antecipar as soluções para os problemas que estão por vir”. Ele enfatizou que a ANS está aberta ao diálogo junto às operadoras.

O presidente da OCB e Sescoop Nacional, Márcio Lopes de Freitas defendeu a necessidade de ampliação da representatividade de parlamentares que defendam as pautas cooperativistas nas câmaras municipais, assembleias legislativas e no Congresso Nacional. “A sociedade deseja o modelo de negócio das cooperativas”, salientou. Freitas também agradeceu o apoio recebido do presidente da Uniodonto na representação do cooperativismo nacional junto à Aliança Cooperativista Internacional – ACI.




O Diretor Presidente da Uniodonto do Brasil, Dr. José Alves de Souza Neto ressaltou o papel da OCB em abraçar as diferentes realidades, unificando o cooperativismo nacional. Também dirigiu-se à ANS, falando sobre o diálogo com a agência como forma de atingir o equilíbrio entre os interesses de prestadores de serviços, beneficiários e operadoras de planos, enumerando alguns dos principais pleitos da cooperativismo odontológico ao presidente da Agência.


“Regras dos contratos trazem muitos direitos aos clientes, que são a parte frágil dessa equação, aumentando o risco da operação, majorando o valor do produto, e impedindo o ingresso de mais pessoas como beneficiários”,

A vereadora Sandra Santana, que preside da Frente Parlamentar do Cooperativismo recém-criada na Câmara Municipal de São Paulo lançou o desafio de ampliar a participação feminina no cooperativismo e da importância da presença do cooperativismo nos espaços de decisão da vida política.

O presidente do Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo, Dr. Braz Antunes Mattos Neto, em sua apresentação, falou sobre sua vivência em cooperativas e ressaltou a importância do cooperativismo odontológico na promoção da saúde bucal e de oportunidades de trabalho aos cirurgiões-dentistas.

O assessor de relações institucionais do Sescoop São Paulo, Ricardo de Saboya, defendeu que as Agências reguladoras compreendam as especificidades das operadoras de saúde cooperativas, para que as regras promovam igualdades de competição entre os players do setor. Saboya também destacou o papel de apoio do Sescoop ao desenvolvimento das cooperativas, em sua participação como representante do presidente do Sescoop SP, Edvaldo del Grande.

Também participaram da mesa, o presidente da Federação Paulista da Uniodonto, Dr. Luiz Eduardo Zaccharias, o vice-presidente Político Institucional da Uniodonto do Brasil e coordenador desta Convenção, Dr. Júlio César Córdova Maciel, que fez uma fala emocionada de agradecimento, além dos diretores vice-presidente de Administração e Finanças, Dr. Pedro Rogério Teixeira Júnior e de Operações e Mercado, Dr. José Clovis Tomazzoni de Oliveira.

A programação da manhã do primeiro dia do evento foi encerrada com as palestras A Odontologia na Saúde Suplementar, proferida pelo diretor de Normas e Habilitação dos Produtos na Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS, o médico Alexandre Fioranelli e sobre Reforma Tributária, com a advogada Amanda Oliveira Breda Rezende, coordenadora tributária da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), e membro da comissão tributária da OAB/DF.

Zerando emissões

Esta é a primeira Convenção que a Uniodonto realiza, neutralizando as emissões de carbono geradas pelo evento. E a boa notícia foi dada pelo presidente da Cooperativa, já na sessão de abertura. Para mais de 15 toneladas de carbono emitidas, a Uniodonto firmou parceria com a Cooperflorest e vai cuidar de uma área de um hectare do bioma caatinga pelo prazo de um ano.

A 31ª Convenção Nacional da Uniodonto acontece até o dia 22 de setembro, e tem como patrocinadores Sescoop, Sistema Ocesp e Unimed. A Feira de Negócios conta com a participação dos seguintes expositores: Active Ware, Caitech, Uniodonto Corretora de Seguros, Fama Auditores Independentes, Letieri Bolsas, Sistema de Gestão Odontosfera, Sisprime Cooperativa de Crédito, Odontotech Sistema de Gestão e Unicred.

bottom of page