Proteja seus dentes do estresse

O estresse não pode ser rotina Claro que tem dias em que tudo está mais corrido...prazos, compromissos e exigências... Mas você sabia que o estresse continuado pode afetar gravemente a sua saúde bucal?

Leve a vida mais leve.


Bruxismo

Dentes desgastados não são nada bonitos e podem ser sinal de bruxismo. Ranger os dentes ao dormir, provoca o desgaste excessivo de seus dentes e pode trazer até dor de dentes, mas tem como reduzir os danos do bruxismo. Torne seu dia mais leve para ter um sono menos agitado

Mais estresse, menos saliva!

Estresse crônico pode provocar a redução do fluxo da saliva em sua boca. Isso mesmo. Quando o estresse é permanente, o seu organismo passa a economizar energia e uma das funções no “modo reduzido” é a produção de saliva. A questão é que a redução da saliva está relacionada com alterações na boca que podem provocar mau hálito e tornar mais difícil a remoção de restinhos de alimento.

A boca ardeu?

A Síndrome da Boca Ardente - SBA, uma ardência da boca a todo momento, ou seja, da hora que acorda até o momento em que vai dormir está relacionada com falta de saliva causada por estresse e até mesmo exaustão mental. Também pode surgir como efeito colateral do uso de alguns medicamentos.


Higiene bucal sempre

Quando as pessoas se estressam é bastante comum que elas deixem de manter os hábitos adequados de higiene oral, afinal, o estresse impacta na qualidade de vida como um todo!




Atenção à sua alimentação

Muita gente recorre ao açúcar e outros alimentos hipercalóricos em momentos de muito estresse, como se fosse um alívio para o problema. O caso é que esse tipo de alimentação exige uma higiene bucal ainda mais rigorosa para evitar o surgimento de cáries.

E tem mais: aftas

Pesquisadores identificaram que pessoas com estresse, ansiedade, depressão, ou solidão podem ter aftas recorrentes. É possível que as aftas surjam pelo aumento dos níveis de cortisol na saliva. O cortisol é o hormônio indicador do estresse. Em caso de afta recorrente, é muito importante consultar o cirurgião-dentista.