top of page

Por que algumas pessoas têm cáries mesmo cuidando bem dos dentes?

Algumas pessoas desenvolvem cáries mesmo escovando e cuidando bem dos dentes enquanto outras, menos rigorosas com a higiene bucal, não têm esse problema. Agora, os cientistas sabem o motivo.

As cáries não acontecem apenas por conta das bactérias existentes na superfície dos dentes, mas também dependem da resistência do esmalte, que é formado por meio da mineralização de proteínas específicas.

Pesquisadores da Universidade de Zurique identificaram pela primeira vez um complexo genético responsável pela formação do esmalte dentário.


Essa via de sinalização é essencial para o desenvolvimento embrionário e também desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de câncer ou malformações físicas. De acordo com a pesquisa, todos os ratos com mutações nessas proteínas apresentavam dentes com defeitos no esmalte. Assim os cientistas estabeleceram uma ligação com o desenvolvimento do esmalte dentário. Usando métodos genéticos, moleculares e bioquímicos, os pesquisadores descobriram que três proteínas estavam envolvidas na via de sinalização de Wnt influenciavam a estrutura dos dentes. A pesquisa concluiu que a formação das cáries não está ligada apenas às bactérias, mas à resistência dos dentes. Esses agentes podem penetrar mais facilmente em dentes com esmalte menos estável, que tenham algum defeito genético, mesmo que a higiene bucal seja excelente. Para os cientistas, entender como essas mutações genéticas funcionam pode ajudar a criar novas formas de proteção contra cáries

bottom of page