O câncer de boca é mais comum em homens acima dos 40 anos, sendo o quarto tumor mais frequente no sexo masculino na região Sudeste. A maioria dos casos é diagnosticada em estágios avançados.
A parte posterior da língua, as amígdalas e o palato fibroso fazem parte da região chamada orofaringe e seus tumores têm comportamento diferente do câncer de cavidade oral.
O que aumenta o risco:
Tabagismo: Quem fuma cigarro ou utiliza outros produtos derivados do tabaco, como cigarro de palha, de Bali, de cravo ou kreteks, fumo de rolo, tabaco mascado, charutos, cachimbos e narguilé, entre outros,tem risco muito maior de desenvolver câncer de boca e de faringe do que não fumantes. Quanto maior o número de cigarros fumados, maior o risco de câncer.
Consumo regular de bebidas alcoólicas.
Exposição ao sol sem proteção representa risco importante para o câncer de lábios.
Excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de boca.
Exposição a óleo de corte, amianto, poeira de madeira, poeira de couro, poeira de cimento, de cereais, têxtil e couro, amianto, formaldeído, sílica, fuligem de carvão, solventes orgânicos e agrotóxico está associada ao desenvolvimento de câncer de boca. Os trabalhadores da agricultura e criação de animais, indústria têxtil, de couro, metalúrgica, borracha, construção civil, oficina mecânica, fundição, mineração de carvão, assim como profissionais cabeleireiros, carpinteiros, encanadores, instaladores de carpete, moldadores e modeladores de vidro, oleiros, açougueiros, barbeiros, mineiros, canteiros, pintores e mecânicos de automóveis podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento da doença.
Infecção pelo vírus HPV está relacionado a alguns casos de câncer de orofaringe. Câncer Bucal: Previna-se! O câncer bucal é bastante comum, mas pode ser evitado. Existe cura para o câncer de boca. Quanto mais cedo for diagnosticado, maiores são as chances de cura e de sequelas menores. Auto-exame: sempre necessário! Diante do espelho, com uma boa iluminação, examine e apalpe toda a boca e o pescoço. Observe se há feridas que permanecem na boca por mais de 15 dias, caroços, principalmente no pescoço e embaixo do queixo, súbita mobilidade dental,
sangramento, halitose, endurecimento e ou perda de mobilidade da língua. A dor só surge se a doença estiver avançada. Para prevenir o câncer de lábio, evite a exposição ao sol sem proteção (filtro
solar e chapéu de aba longa).
Comments