top of page

25 Anos de Sucesso!

Reconhecimento da sociedade e expansão da área de atuação marcam nossos 25 anos

Em 1997, um grupo de profissionais da odontologia capixaba de Cachoeiro de Itapemirim e região decidiu constituir uma cooperativa. O objetivo principal foi promover a autoproteção contra as mudanças que estavam sendo vivenciadas

no mercado e, ao mesmo tempo, seguir levando atendimentos e serviços de qualidade para a população a um preço justo. Assim, surgiu a Uniodonto Espírito Santo, um dos principais e mais reconhecidos empreendimentos do segmento odontológico do estado, que completa 25 anos em 2022.

O presidente da cooperativa, Dr. Adriano Barbosa, relembra que na década de 1990 estava ocorrendo a disseminação de convênios particulares que vieram impor condições inadequadas de trabalho para a categoria. A solução encontrada por eles para combater a situação foi o cooperativismo.


“Recebemos apoio da Unimed Sul Capixaba, que já estava implantada na região, e passamos a compreender que esse modelo societário é a melhor alternativa por ser o sistema mais democrático que se apresenta no mercado”, conta.


Desde então, a busca por alcançar e garantir o equilíbrio econômico-financeiro para viabilizar os avanços imaginados passou a pautar toda a atuação dos profissionais. Para isso, foi criada uma rede capacitada para o atendimento aos beneficiários, feito um planejamento para a capacitação dos dirigentes e colaboradores e elaborado um projeto de vendas visando ao crescimento do empreendimento. Todos esses passos possibilitaram à Uniodonto ES passar da categoria "pequena" para "média operadora".

Todo o trabalho desenvolvido, pautado em valores e princípios humanos e com foco na excelência, garantiu à cooperativa ganhar espaço no mercado entre os moradores da região e se tornar uma referência dentro do segmento odontológico. O resultado foi fruto de um modo diferente de se relacionar com os clientes, garantindo mais proximidade.


“Aqui o beneficiário é atendido prontamente, sem intermediação ou qualquer dificuldade, e é tratado de uma forma especial. No sistema cooperativo, ele é atendido pelos donos da cooperativa, que são os dentistas. Na Uniodonto, em razão de sua ampla rede de profissionais, a marcação de consultas é mais ágil e célere, o que também conta muito para os nossos clientes”, explica Barbosa.



DO SUL PARA TODO O ESTADO

Inicialmente denominada Uniodonto Sul Capixaba, a cooperativa tinha uma área de atuação limitada à região Sul do estado. Em 2021, entretanto, ela viu a possibilidade de ampliar seu território. Com a oportunidade, solicitou à Uniodonto do Brasil (entidade nacional) a sessão de todo o estado para a sua área, pleito que foi atendido. Com isso, ela passou a se chamar Uniodonto Espírito Santo.


“Após um minucioso trabalho de Planejamento Estratégico, estamos desenvolvendo ações na região da Grande Vitória e algumas cidades do Norte do estado, formando uma nova rede de profissionais para o pleno atendimento de nossos beneficiários, além de um projeto para vendas e acordos comerciais nessas regiões”, relata o presidente.

A expansão não se limitou às fronteiras do estado, mas também chegou ao Rio de Janeiro. “A Uniodonto de Itaperuna estava passando um momento de transição em sua gestão e nos procurou com uma proposta de transferência de sua carteira de beneficiários por sermos uma cooperativa que possui certificado de sustentabilidade econômico-financeiro e excelentes índices de credibilidade”, complementa Barbosa.

Após uma profunda avaliação da viabilidade, a opção escolhida foi comprar a carteira de beneficiários e assumir toda a área de atuação. “Hoje já estamos devidamente instalados, com escritório próprio, buscando formar uma nova rede de profissionais e prospectando novos clientes e parceiros comerciais”, conclui Dr. Adriano. RECONHECIMENTO

Ao longo desses 25 anos de história, a cooperativa coleciona diversas premiações, incluindo o Prêmio de Sustentabilidade Econômico-Financeiro concedido pela Uniodonto do Brasil às cooperativas que se destacam; e o Prêmio Gazeta Empresarial como destaque de credibilidade e lembrança pelo público como o melhor Plano Odontológico da região (Instituto Futura) nos últimos oito anos.

As conquistas somam-se à importante marca de duas décadas e meia de atuação e são motivos de comemoração.


“São 25 anos de fundação em plena atividade e crescimento constante, com sustentabilidade, em um mercado desafiador para planos odontológicos. Isso é motivo de muita alegria. Por essa razão, estamos programando algumas ações que irão ocorrer durante este ano, entre elas a confecção de um selo comemorativo que marque essa importante data”, disse o presidente.

O trabalho não para. “Continuamos tendo toda a atenção com nossa matriz no Sul do estado, caminhamos para instalação de clínicas próprias em pontos estratégicos da região Sul, trabalhamos na formação de rede cooperada e credenciada em todo o estado e desenvolvemos protocolos de autorização de tratamento mais ágeis. Também projetamos um crescimento para a região de Itaperuna muito consistente. Teremos um escritório de referência na região da Grande Vitória. Buscamos incessantemente a valorização de nossos cooperados e credenciados, com tabelas justas e pagamentos rápidos das faturas. Enfim, nosso propósito é continuar crescendo com sustentabilidade e principalmente qualidade”, completa.

bottom of page