Quais problemas orais podem ocorrer durante a gravidez?
A gravidez é um momento especial que traz modificações físicas, metabólicas e emocionais importantes para a mulher. É grande o número de mulheres que apresentam gengivite durante a gravidez, com acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes irritando a gengiva. Mantendo os dentes sempre limpos é possível reduzir significativamente ou até evitar a gengivite durante a gravidez. E além disso, você pode ajudar ainda mais a saúde de seus dentes, substituindo os
doces por alimentos integrais tais como queijo, verduras e frutas frescas.
Durante a gestação, os dentes e as gengivas precisam de cuidados especiais. Uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista são medidas que ajudam a reduzir os problemas dentários que acompanham a gestação.
A gestação é uma fase importante, pois uma nova vida está sendo gerada. Assim, é fundamental cuidar da saúde para que o bebê se desenvolva sem problemas, e isso envolve, também, o cuidado com a boca. Infecções no corpo podem prejudicar a gravidez, incluindo aquelas relacionadas à boca. As infecções nessa área podem, inclusive, se espalhar para outras regiões do corpo. Algumas doenças bucais, como doença na gengiva, ao redor do dente e a cárie, podem aumentar o risco de complicações na gravidez e influenciar no nascimento do bebê.
Cáries na gravidez?
A cárie passa de mãe para filho, principalmente pela transmissão de hábitos inadequados. Dessa forma, é muito importante o aconselhamento sobre a dieta adequada, tanto em termos nutricionais quanto em relação à frequência de consumo de produtos açucarados.
Comentarios