Na última sexta-feira, dia 29 de novembro, o cooperativismo capixaba celebrou a excelência na comunicação durante o 17° Prêmio de Jornalismo Cooperativista Capixaba (PJC). A cerimônia, realizada no espaço Ilha Buffet Álvares Cabral, em Vitória, destacou os melhores trabalhos jornalísticos que evidenciam a força do cooperativismo no Espírito Santo. Com patrocínio e apoio da Uniodonto Espírito Santo, o evento reuniu mais de 300 pessoas, entre finalistas, representantes de cooperativas e profissionais da imprensa.
A Uniodonto Espírito Santo, uma das patrocinadoras e incentivadoras do PJC, reforçou seu compromisso com a valorização da comunicação e do cooperativismo ao participar ativamente da cerimônia. Mais uma vez, a cooperativa esteve representada no palco, com um de seus representantes entregando o prêmio a um dos vencedores. Essa presença reflete o alinhamento da Uniodonto com o espírito colaborativo e inspirador do evento.
"É uma honra poder contribuir para o reconhecimento do talento e da dedicação dos profissionais de comunicação capixabas. O Prêmio de Jornalismo Cooperativista é uma verdadeira celebração da excelência, e a Uniodonto Espírito Santo tem o orgulho de apoiar e incentivar iniciativas que fortalecem o cooperativismo e promovem o impacto positivo das nossas ações na sociedade." – Dr. Adriano Bastos Barbosa, representante da Uniodonto Espírito Santo no 17° PJC.
É RECORDE!
O PJC, que registrou um número recorde de 173 inscrições este ano, premiou 15 trabalhos distribuídos em oito categorias, como Jornalismo Impresso, Webjornalismo, Cinegrafia e Voto Popular. Ao todo, foram entregues mais de R$ 112 mil em prêmios, além de certificados para todos os finalistas, em reconhecimento ao talento e dedicação dos participantes.
O diretor-executivo da instituição lembra que a perenidade do prêmio também está relacionada ao propósito social das cooperativas. “O cooperativismo é um modelo de negócio que gera muitos retornos para a sociedade e, consequentemente, muitas histórias inspiradoras. Então, esse é um tema muito rico para ser trabalhado pelos profissionais da imprensa. Acredito que esse é um dos motivos que explica a popularidade que o prêmio alcançou ao longo dessas 17 edições já realizadas”, avalia Carlos André.
Um Espetáculo de Cooperação e Cultura
A noite foi abrilhantada por uma apresentação emocionante da cantora Elaine Augusta, acompanhada por alunos da Apae de Cariacica, que, com instrumentos de congo, encantaram o público ao som de clássicos “Eu quero botar meu bloco na rua”, de Sérgio Sampaio e “Iáiá, você vai à Penha" canção popular na rodas de Congo do Estado... Esse momento reforçou o propósito do cooperativismo de inclusão e imersão na cultura Capixaba. Lideranças do cooperativismo e autoridades capixabas também participaram do evento, como o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim, e o deputado federal Evair de Melo, reforçando a importância do prêmio para a valorização da imprensa e das histórias que refletem os impactos positivos do cooperativismo na sociedade.
Compromisso com o Cooperativismo e a Comunicação
A gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB/ES, Samara Araújo, destacou o papel do PJC na valorização da imprensa capixaba:
"O Prêmio de Jornalismo Cooperativista é uma celebração da dedicação e do profissionalismo dos jornalistas que buscam evidenciar o impacto do cooperativismo. É uma honra termos parceiros como a Uniodonto Espírito Santo, que compartilham dessa visão de reconhecimento e incentivo.”
O presidente do Sistema OCB/ES atribui o sucesso do PJC aos benefícios que ele proporciona para o coop e para a imprensa capixabas. “A credibilidade que o prêmio tem hoje se deve ao compromisso da organização em proporcionar uma experiência positiva tanto para os candidatos quanto para as cooperativas. De um lado, incentivamos a imprensa a mostrar os diferenciais desse jeito colaborativo de trabalhar. Do outro, valorizamos o empenho que esses profissionais dedicam na busca por pautas do cooperativismo capixaba”, observa Dr. Pedro Scarpi Melhorim.
Para a Uniodonto Espírito Santo, patrocinar e participar de eventos como o PJC é uma forma de reafirmar seu compromisso com a sociedade e o cooperativismo. Juntos, cooperativas e imprensa têm o poder de construir um futuro mais justo e colaborativo.
Comments